202004.22
0
0

22 de Abril, Dia da Terra

No dia 22 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2009, tendo como objetivo representar a luta em defesa do meio ambiente e incentivar o desenvolvimento da consciência sobre a importância de sua preservação.
O tema adotado pela ONU para o Dia da Terra neste ano é a conscientização sobre as mudanças climáticas.
As mudanças climáticas e seus efeitos têm se mostrado um tema controverso, porém, há muitas evidências sobre os impactos que podem afetar desde a produção de alimentos até o aumento da temperatura global e do nível do mar.
A adoção de medidas para combater as mudanças climáticas se mostra iminente e vem sendo constantemente debatida. Entretanto, o evento da pandemia do coronavírus parece ter se adiantado em mostrar a importância da conscientização sobre as mudanças climáticas.
A mudança de comportamento das pessoas em todo o mundo tem resultado no aumento da qualidade do ar em grandes centros urbanos, em decorrência da diminuição da queima de combustíveis fósseis, conforme comprovado por pesquisa realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, através da comparação de imagens de satélites. O IMA concluiu que os maiores impactos na qualidade do ar ocorreram nas cidades de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em que após o início do isolamento social houve uma visível redução da concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) em decorrência da redução do fluxo de veículos.
Constata-se, dessa maneira, que a mudança de pequenos hábitos no cotidiano, podem produzir resultados duradouros e benéficos para toda a sociedade.
Que o Dia da Terra sirva de reflexão quanto a importância da preservação dos recursos naturais para a continuidade da vida, de modo que passado o período de isolamento social possamos ter mais consciência sobre os impactos que causamos ao nosso planeta e que a mudança de pequenos hábitos pode fazer a diferença.

Fontes:

http://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1450-pesquisa-do-ima-comprova-melhora-da-qualidade-do-ar-nas-maiores-cidades-brasileiras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos requeridos foram marcados *