201904.22
0
0

22 de Abril – Dia da Terra

22 DE ABRIL – DIA DA TERRA

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, fez a uma tribo indígena a proposta de comprar parte de suas terras.

Em resposta, o Chefe Seattle, cacique da tribo, teria elaborado uma carta, contendo a visão do índio vermelho sobre como o homem branco tratava a terra, sua moradia. O texto, atualmente distribuído pela ONU (Programa para o Meio Ambiente), é considerado  um dos mais belos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente. Teria sido escrito originalmente na língua nativa indígena “Lushootseed” e, posteriormente, traduzido ao inglês.

No mencionado texto, o cacique demonstra seu pensamento através da seguinte frase: “A terra não pertence ao homem, é o homem que pertence à terra”, talvez a mais emblemática dele.

E complementa, “De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará.”

Vale a reflexão acerca dos nossos atos. Deixando de cuidar do Planeta Terra, estamos atingindo não só nossa moradia, mas a nós mesmos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos requeridos foram marcados *