202004.22
0
0

Porto de Itajaí participa de reuniões sobre desestatização

O Ministério da Infraestrutura encaminhou à Empresa de Planejamento e Logística (EPL), no último dia 8 de abril, o plano de trabalho para realização dos estudos de viabilidade para a desestatização do Porto de Itajaí (SC), que hoje tem administração municipal. Os estudos da nova gestão portuária visam otimizar o ativo público e permitir ao porto desenvolver sua capacidade de competição no mercado de contêineres de forma contínua e em altos níveis de eficiência e liberdade na exploração do negócio. O plano desenvolvido pela EPL e Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) estabelece 28 meses para o término dos estudos. De acordo com o cronograma, o leilão deverá ocorrer em 2022. 

O projeto prevê o desenvolvimento de modelo institucional e regulatório, estudo de mercado, avaliação econômico-financeira, relatório de transações e avaliação do negócio, due diligence jurídica, avaliação ambiental, avaliação de RH, gestão, governança, atuarial e previdenciária e avaliação técnico-operacional. O diretor-presidente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, contou que a EPL e secretaria pediram empenho com objetivo de tentar diminuir esse prazo. A autoridade portuária e os entes de governo vêm mantendo uma reunião semanal por videoconferência para discutir o plano de negócios, conceitos dos arrendamentos e a parte contratual do porto.

Ele disse que o momento é favorável à desestatização porque o porto se encontra com as contas e com as instalações em dia. As principais demandas estão relacionadas a aumentar a retroárea, compra de novos equipamentos e atração de parceiros com know how. Salles explicou que a desestatização visa retirar atribuições que não cabem mais à autoridade portuária no cenário atual da atividade no mundo, deixando-na responsável pela concessão do canal de acesso, sinalização, dragagem e sistema de controle de tráfego de navios — VTMS, por exemplo.

Fonte: Portos e Navios

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-de-itajai-participa-de-reunioes-semanais-sobre-desestatizacao

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos requeridos foram marcados *